Litro de Luz chega a Miracatu

A cidade de Miracatu, interior de São Paulo, recebeu 30 postes de energia solar. A ação foi realizada em parceria com a Votorantim Energia e contou com a participação de colaboradores da empresa. Com a presença ativa da comunidade foram escolhidos lugares próximos a duas escolas da região, facilitando assim o caminho de volta para casa dos alunos..

Morro do Piauí recebe 30 postes

A região do Morro do Piauí, na Fercal (Sobradinho), receberá postes de energia solar sustentável do Litro de Luz Brasil. 300 moradores do local foram impactados diretamente pela ação financiada pela Bancorbrás e pela Votorantim Cimentos.

 

Além de possibilitar a iluminação da comunidade, a organização inclui, no método de trabalho, a interação com a comunidade; assim, os residentes aprendem todos os passos, desde a montagem até a manutenção dos postes e lampiões. Durante o fim de semana de instalação dos equipamentos, a equipe contou também com os moradores do Morro do Piauí para implementar os 30 postes. Foram 30 voluntários, entre membros do Conselho Comunitário da Fercal e empregados da fábrica da Votorantim Cimentos de Sobradinho, que atuam em todas as fases do projeto.

Alto Sertão da Bahia recebe postes e lampiões

O Litro de Luz, em parceria com a AES Tietê, ajudou 250 moradores de das comunidades Gurunga e Tabocas, na região de Caetité e Igaporã, a terem acesso adequado à energia. A ação de instalação de postes e lampiões sustentáveis  - 70 no total -  que funcionam por meio de energia solar  aconteceu entre os dias 23 e 24 de março.

 

Para a comunidade, a possibilidade de iluminação traz diversos benefícios: mais segurança para andar a noite, aumento do potencial de produção agrícola, leitura de livro e outras atividades à noite, economia na conta de luz.

Cinco comunidades na Paraíba são iluminadas

O Litro de Luz Brasil, em parceria com os colaboradores da Salesforce da França, empresa que cria softwares onlines sob demanda, levou iluminação para cinco comunidades da região de Conde, na Paraíba, entre os dias 3 e 8 de fevereiro.

Ao todo, 211 famílias e cerca de 1000 pessoas foram impactadas com as soluções sustentáveis produzidas pelo projeto em locais que não tinha acesso adequado à energia elétrica. As comunidades beneficiadas foram Vila do Amanhecer, Assentamento Tambaba, Aldeia Tabajaras, Ilha dos Pescadores e Quilombo Mituaçu, que receberam 213 soluções que funcionam por meio de energia solar: 109 postes, 80 lampiões e 24 iluminações internas

Jardim Gramacho recebe postes do Litro de Luz

Em parceria com a Brookfield Energia Renovável, o Litro de Luz instalou 20 postes movidos à energia solar na comunidade Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), no dia 16 de dezembro de 2018. O trabalho foi feito por uma equipe de 43 pessoas: 21 voluntários do Litro de Luz de Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, 7 voluntários convidados e 15 moradores de Jardim Gramacho, que participaram do processo aprendendo a montar, instalar e dar manutenção nos postes.

Cada vez mais comunidades na Amazônia

Em dezembro de 2018, chegamos em Nova Aliança, localizada próximo ao município de Novo Airão.  Por meio de um recurso recebido via BVSA - Bolsa de Valores Socioambientais -, e também  contando com a parceria da organização não-governamental Justiça & Misericórdia Amazon (JMA) instalamos 10 postes e 19 lampiões.

As soluções impactarão diretamente na rotina de agricultura e qualidade de vida dos moradores, resolvendo o problema do curto período de acesso a iluminação que possuem, que antes era feito somente por meio do gerador.

Chegamos ao interior de São Paulo

O Litro de Luz, em parceria com a CPFL Piratininga, distribuidora da CPFL Energia que atende a 1,7 milhão de clientes em 27 municípios do litoral e interior paulista, iluminou pela primeira vez o interior de São Paulo. Em novembro de 2018, cerca de 30 postes foram instalados nas áreas comuns do Condomínio Residencial Parque dos Eucaliptos.

“Esse importante projeto marca, além de nossa chegada ao interior de São Paulo, um grande passo para colaborar com o acesso a uma iluminação comunitária mais segura e estável para todos”, explica Lais Higashi, presidente do Litro de Luz Brasil.  A parceria entre a distribuidora e o Litro de Luz integrou uma série de ações promovida pela CPFL voltadas a eficiência energética no Condomínio Residencial Parque dos Eucaliptos.

De volta a Boulevard da Paz

Em mais uma parceria com a Eletropaulo, o Litro de Luz voltou em Boulevard da Paz para instalar mais 20 postes.  Desta vez, uma parte nova da comunidade, localizada no bairro do Campo Limpo, em São Paulo, foi beneficiada, inclusive a rua que dá acesso ao campo de futebol.

Ao todo, cerca de 70 pessoas estarão envolvidas na iniciativa, sendo 40 voluntários da distribuidora e 15 do Litro de Luz, além dos moradores da comunidade. “No caso desta comunidade, alguns locais não têm iluminação pública, como o campo de futebol. Então, ao levarmos iluminação, garantimos segurança e qualidade de vida para a população. Estimamos 350 pessoas beneficiadas”, diz Fabrizio Bopp Panichi, gerente de sustentabilidade da Eletropaulo.

Litro de Luz ilumina comunidade Kalunga de São Domingos

O Litro de Luz Brasil iluminou a comunidade Kalunga de São Domingos, em Goiás, além de outras 7 comunidades ao redor. A ação, realizada entre os dias 15 e 21 de outubro, levou cerca de 200 lampiões e 10 postes de energia solar sustentável. 

O projeto, que é financiado por meio de edital, vencido pelo Litro de Luz, da Fundação Banco do Brasil, reuniu moradores e voluntários para juntos construírem seu próprio lampião. Além disso, também foram formados embaixadores - moradores da comunidade que serão o ponto central de contato entre a organização e São Domingos.

Maior ação do Litro de Luz entrega 600 lampiões

Norte do país é palco de nossa mais grandiosa ação 

O Litro de Luz, em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), iluminou mais uma vez a Amazônia levando energia solar sustentável para 50 comunidades ribeirinhas da região norte do país. Foram 600 soluções construídas, em conjunto entre moradores e voluntários durante 15 dias de ação.

 

A maior ação do Litro já feita no Brasil e que impactou diretamente 3 mil pessoas foi financiada pela ASPROC, uma organização criada em 1991 por produtores rurais, com o objetivo de organizar e comercializar a produção da região, de modo a garantir renda familiar e conservar os recursos naturais que os mantêm, no município de Carauari, por meio do Programa Território Médio Juruá, da Sitawi e Usaid.  

Litro de Luz e Budweiser iluminam Florianópolis

​​Projeto em parceria com a Budweiser entrega 25 postes no sul do Brasil.

Em uma ação inédita no mundo inteiro, a marca global de cervejas Budweiser, patrocinadora oficial da Copa do Mundo, transformou simbolicamente a energia da torcida em luz para iluminar a comunidade de Itanhaém, na Grande Florianópolis, em parceria com o Litro de Luz

Durante a Copa do Mundo, toda a energia da torcida que for aos Bud Basements - um projeto inspirado nos icônicos porões de Nova York e Berlim que revelaram grandes marcas, bandas e ideias pelo mundo, e que está transmitindo os jogos do Brasil em telões com visão de 360º - na região sul do Brasil, foi convertida (simbolicamente) em iluminação: 25 postes foram instalados na comunidade no dia 8 de julho, levando ao pé da letra o tema da marca: Light Up The World. 

Iluminamos Boulevard da Paz

Projeto em parceria com a Eletropaulo ilumina comunidades em São Paulo

Nesse mês, o Litro de Luz, em parceria com a Eletropaulo, iluminou novamente  Boulevard da Paz, comunidade que fica na região periférica de São Paulo. Com a motivação dos funcionários da empresa, dos voluntários do Litro e principalmente dos moradores, conseguimos instalar 20 postes  e impactar a vida de 350 pessoas! As soluções do Litro agora  iluminam as ruas da comunidade e a vida de muitos moradores!

Litro de Luz chega à Bahia!

Projeto em parceria com a ENEL teve duração de dois meses e iluminou três comunidades
em Morro do Chapéu

 

2018 começou com tudo para o Litro de Luz! Iluminamos três comunidades em Morro do Chapéu, Bahia. E essa ação já é marcante por duas razões: foi  a nossa estreia na Bahia e também a primeira vez que uma equipe e embaixadores de comunidades foi contratada para uma produção contínua,.  Mas o Litro de Luz não estará sozinho na empreitada. A ENEL, Green Power, uma das maiores empresas privadas do setor elétrico brasileiro, uniu forças com a gente no projeto que iluminou Morro de Chapéu, localizado a cerca de 400 km de Salvador. Alecrim, Barracão e Dorme Sujo receberam 90 lampiões solares no final de abril e início de maio.

 

De volta às origens!

Ampliamos nosso impacto na Vila Beira Mar (RJ), lugar da primeira ação do Litro de Luz no Brasil

 

“O bom filho à casa torna”, diz o velho ditado. E foi, com grande alegria, que o Litro de Luz retornou ao lugar onde nasceu a nossa primeira ação no Brasil: a Vila Beira Mar, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. A instalação de mais 30 postes na comunidade levou ao total de cerca de 60 soluções solares em uma das áreas mais pobres da região metropolitana da cidade maravilhosa.

 

Na nova ação, que aconteceu em dezembro de 2017, moradores e voluntários também montaram uma árvore de Natal feita com garrafas plásticas, além de participarem de uma grande roda de recreação com as crianças da comunidade.

 

Onde
Vila Beira Mar – Duque de Caxias – Rio de Janeiro

 

Quando
16 e 17 de dezembro de 2017

 

Impacto
60 postes instalados

Mais luz para o Sul

200 pessoas de comunidade indígena em Santa Catarina foram impactadas

Quem disse que não tem índio no Sul do Brasil? Eles não só estão presentes na
região, como também necessitam de mais luz em suas vidas. Em 2017, o Litro
ampliou ainda mais sua atuação em Santa Catarina e iluminamos a comunidade
indígena Morro dos Cavalos, localizada no município de Palhoças.

 

Moradores e nossos incansáveis voluntários instaram 28 postes solares, fazendo com
que cerca de 200 pessoas tenham seus caminhos e casas mais iluminados!

Onde
Morro dos Cavalos – Palhoças – Santa Catarina

Impacto
28 postes instalados
200 pessoas impactadas

Eletropaulo abraça o Litro de Luz

Projeto piloto com a distribuidora de energia de São Paulo iluminou duas comunidades simultaneamente

 

As parcerias do Litro de Luz estão a todo vapor! Em 2017, colocamos em prática
o projeto piloto em parceria com a Eletropaulo (a empresa distribuidora de energia
de São Paulo) para iluminar duas comunidades ao mesmo tempo! Boulevard da Paz
e Morada do Sol receberam, cada uma, 20 postes solares para suas ruas. Além disso,
14 moradores das comunidades se tornaram embaixadores do Litro e afirmaram
que os postes trouxeram inúmeras melhorias para suas vidas.

Onde
Boulevard da Paz e Morada do Sol – São Paulo (SP)

 

Quando

30 de setembro e 01 de outubro de 2017

Impacto
20 postes instalados em cada comunidade

Iluminamos a maior comunidade quilombola do Brasil

Foram mais de 600 pessoas impactadas na comunidade Kalunga

 

Entre os dias 3 e 10 de setembro, 30 voluntários instalaram mais de 145 soluções
e impactaram 600 pessoas dos Kalungas, no coração de Goiás. Foram meses
de preparação, incluindo adaptação dos nossos manuais para facilitar 
o aprendizado dos moradores e frequentes visitas à comunidade, feitas
pela célula de Brasília do Litro de Luz.

 

Entre os resultados, mais do que a comunidade iluminada, registramos
o empoderamento da população.

 

Onde
Cavalcante – Goiás

Quando
3 – 10 de Setembro de 2017

 

Impacto
Mais de 145 soluções instaladas
600 pessoas impactadas

Um Nordeste mais iluminado

Nossa primeira ação na região!

Eita, Nordeste da peste,

Mesmo com toda seca

Abandono e solidão,

Talvez pouca gente perceba

Que teu mapa aproximado

Tem forma de coração.

 

O Litro de Luz Brasil percebeu – e muito! – o que dizem os versos do poeta Luiz Gonzaga de Moura. A região mais pobre do país, segundo um estudo divulgado em 2016 pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), ganhou mais luz quando desembarcamos no agreste paraibano.

 

O bairro Mutirão, em Campina Grande, foi o escolhido para receber 40 postes solares em 2017, na ação que reuniu voluntários e moradores em uma corrente de engajamento, aprendizado e empatia.

 

Onde

Bairro Mutirão – Campina Grande – Paraíba

 

Quando
8 de julho de 2017

Impacto
40 postes instalados
220 pessoas impactadas

É recorde!

Dezenas de soluções instaladas em apenas dois dias em comunidade de Ferraz de Vasconcelos

Maio de 2017 marcou um grande passo para o Litro de Luz Brasil. Pela primeira vez em nossa jornada para iluminar o Brasil, nada menos que 30 postes foram instalados em apenas um final de semana! Mais de 150 famílias foram beneficiadas na segunda ação do Litro de Luz em Vila Santa Margarida, em Ferraz de Vasconcelos (SP).

 

Onde

Vila Santa Margarida – Ferraz de Vasconcelos – São Paulo

 

Quando
27 e 28 de maio de 2017

Impacto
30 postes instalados

Selva de Luz

A Amazônia foi a maior ação do Litro de Luz Brasil em 2017!

Mais de 200 soluções. 30 embaixadores. 60 voluntários. 800 pessoas impactadas. Os números impressionam e não deixam dúvidas: A Amazônia foi a ação mais complexa do Litro de Luz Brasil em 2017!!

 

Lampiões e postes iluminaram 7 comunidades ribeirinhas no município de Caapiranga (Bararuá, Cachoeira, Taboca, Dominguinhos, Jacarezinho, Joari, São Sebastião) e reuniram pessoas de todo o país para fazer a ação acontecer no chamado “pulmão do mundo”.


Onde

Bararuá, Cachoeira, Taboca, Dominguinhos, Jacarezinho, Joari, São Sebastião – Caapiranga – Amazonas

 

Quando
10 -18 de Março de 2017

Impacto
100 lampiões e 100 postes instalados
Mais de 800 pessoas impactadas

Amor à primeira vista!

O primeiro contato do Litro de Luz Brasil com comunidades ribeirinhas da Amazônia


A segunda região mais pobre do Brasil foi agraciada com a estreia da, até então, nova solução do Litro de Luz Brasil: O lampião solar. Nossa primeira ação no norte do país tinha como objetivo empoderar mais de 20 embaixadores do Litro de Luz em Caapiranga, na Amazônia. Além disso, 20 postes foram instalados, atingindo um total de centenas de ribeirinhos beneficiados!

Onde

Caapiranga – Amazonas

 

Quando
3 - 7 de Setembro de 2016

Impacto
10 lampiões e 20 postes instalados

400 pessoas foram impactadas

Iluminamos a maior favela plana do Brasil

August 16, 2016

Comunidade de Sol Nascente vivia no escuro antes da chegada do Litro de Luz

 

Engana-se quem acha que a falta de iluminação não é um grande problema em uma comunidade de enormes proporções localizada no Distrito Federal do país. Apontada como a maior favela do Brasil, com cerca de 80 mil habitantes, Sol Nascente, em Ceilândia, possuía dezenas de ruelas que viviam às escuras!

 

Mas, em 2016, conseguimos levar mais luz para a vida dos moradores, que nos ajudaram a botar a mão na massa na instalação de 30 postes! Resultado: centenas de pessoas agora transitam pela favela sem medo do breu.
 

Onde

Sol Nascente – Ceilândia – Distrito Federal

 

Quando
5 e 6 de Agosto de 2016

Impacto
30 postes instalados

200 pessoas impactadas

A primeira ação corporativa a gente nunca esquece

Litro de Luz Brasil e Airbnb formaram parceria inédita para instalarem juntos postes
em comunidade de São Bernardo do Campo

 

O Litro de Luz não está sozinho na jornada para iluminar o Brasil! Acreditamos que é possível reduzir o problema da falta de iluminação e agregar valor às empresas ao mesmo tempo, beneficiando cada vez mais vidas e gerando resultados em termos de valorização da marca e aumento da satisfação e desempenho dos colaboradores.

 

Com esta missão em mente, formamos uma parceria inédita com uma empresa do setor privado! O Litro de Luz Brasil e Airbnb uniram forças para instalarem juntos dezenas de postes em áreas estratégicas de Vila Moraes, em São Bernardo do Campo (SP). Mas, antes do voluntariado corporativo, o Litro já estava presente na vida da comunidade e o resultado não poderia ter sido melhor: no total, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas!

 

Onde

Vila Moraes – São Bernardo do Campo – São Paulo

 

Novembro de 2015

Moradores da comunidade e voluntários do Litro de Luz Brasil participaram da primeira etapa da ação.


Maio de 2016
Pela primeira vez, Litro de Luz Brasil participou de um voluntariado corporativo e, junto com o Airbnb, instalou ainda mais postes na comunidade.

Novembro de 2016

No final de 2016, o Litro de Luz fechou o ano concluindo mais 10 postes instalados na comunidade, somando 50 no total e levando ainda mais iluminação para os moradores. 


Impacto 
50 postes instalados

Mais de 2 mil de pessoas impactadas

Luz no sul

A ação de Florianópolis foi a primeira na região

 

É surpreendente saber que nas áreas mais ricas do Brasil também há quem sofra com a falta de iluminação. Prova disto é que a primeira ação do Litro de Luz em Florianópolis (SC) impactou nada menos que 500 pessoas!

 


Onde

Florianópolis – Santa Catarina

 

Quando
Dezembro/2015
 

Impacto
17 postes instalados
500 pessoas foram impactadas

Onde tudo começou!

Comunidade Vila Beira Mar, no Rio, foi a primeira ação do Litro de Luz Brasil no país

 

​Uma via que liga a comunidade de Vila Beira Mar, em Duque de Caxias (RJ), a uma avenida principal. Este foi o pontapé inicial perfeito para a missão do Litro de Luz de iluminar o Brasil!

 

Junho de 2015 foi a data da nossa primeira ação no país e deixou não apenas saudade, com também o sentimento de dever cumprido. Mas quem disse que paramos por aí? Isto foi apenas o começo! Dois anos depois, o Litro de Luz voltou à comunidade para iluminar novos caminhos...

Onde

Vila Beira Mar – Duque de Caxias – Rio de Janeiro

 

Quando
Junho/2015

Impacto
28 postes instalados. 
O fato de iluminarmos uma via que liga a comunidade a uma avenida principal foi essencial para impactarmos o maior número de pessoas possível. 

Please reload

© 2019 by Litro de Luz