Manifesto da Diversidade e Inclusão do Litro de Luz

brilho_azul.png

Somos um grupo comprometido com a luta pela igualdade de oportunidades e com o tratamento justo a todas e todos, rejeitando práticas discriminatórias e preconceituosas que possam afetar outras pessoas como Liters, moradores das comunidades, pessoas parceiras, demais pessoas relacionadas com o Litro de Luz, assim como toda sociedade.

 

Entendemos que a discriminação deve ser erradicada em nossa sociedade, enfrentando todas as formas pelas quais ela se apresenta na relação com todos os públicos que temos contato, direta ou indiretamente.

 

Faz parte da luta do Litro de Luz, como uma organização da sociedade civil, tomar decisões que tenham por base o respeito, o cuidado com o outro e a construção de relações internas e externas transparentes, tendo como norte posturas mais justas, éticas e inovadoras.

 

E, compreendemos que, frente às desigualdades existentes, não basta rejeitar as práticas de discriminação, mas é preciso realizar ações que possam corrigir essas distorções, lutando no enfrentamento às barreiras que dificultam o acesso às oportunidades de cada indivíduo com quem temos vínculo e de comunidades vulneráveis que atendemos.

Muitos desses públicos minorizados são discriminados por questões históricas, que ainda são perpetuadas atualmente, e precisam ser reparadas com oportunidades e tratamentos dignos e igualitários.

 

Queremos ser, cada vez mais, um ambiente inclusivo, respeitoso e plural, promotor de respeito aos Direitos Humanos, portanto, lutando por uma melhor condição de vida das comunidades que atendemos e sendo uma organização que acolhe todas as pessoas voluntárias e contratadas do Litro de Luz, sem exceção.

 

Valorizamos a diversidade, a equidade e a igualdade, e acreditamos que esse é um fator-chave para nosso sucesso como organização.

 

Nos comprometemos a não tolerar nenhuma incitação de ódio, desrespeito, injustiça, violência física, verbal ou emocional, linguagem ou condutas ofensivas.

 

No Litro de Luz, acreditamos que a inclusão e a diversidade de todas as pessoas, independente de gênero, raça, origem, idade, orientação sexual, identidade de gênero, religião, deficiência e muitas outras pluralidades contribuem para que nossa cultura organizacional seja mais vibrante e nos ajudam a termos outras perspectivas para podermos transformar nossa sociedade. Assim também reforçamos dois de nossos valores organizacionais: empatia e confiança.

 

O Litro de Luz é feito por pessoas e é para todas as pessoas!