98 soluções do Litro de Luz iluminam a região Pós Balsa de São Bernardo do Campo


Redação: Litro de Luz



A parceria entre o Litro de Luz e a Volkswagen do Brasil foi firmada em julho de 2021 para a realização de ação de instalação de 90 postes solares em uma comunidade do município de São Bernardo do Campo (SP), área de abrangência da Volkswagen. O tipo de ação escolhida foi com foco em marketing, para o lançamento do carro Taos, com o objetivo de trazer um benefício de imagem para a empresa atrelado diretamente ao impacto social na vida de centenas de pessoas.

A atuação do Litro de Luz na região iniciou em agosto de 2021, a partir do contato com a prefeitura de São Bernardo do Campo, passando por visitas de validação dos locais indicados e, posteriormente, por todo o processo de engajamento comunitário da região que culminou na ação. Durante a etapa de validação foi estabelecido que o projeto seria todo realizado na região Pós-Balsa de São Bernardo do Campo (bairros localizados após a Balsa Riacho Grande, que atravessa a Represa Billings).



Devido a desafios iniciais de identificação dos locais de atuação, a ação de instalação das soluções solares foi realizada em duas etapas: a primeira entre os dias 13 e 15 de novembro de 2021, com a instalação de 45 postes em quatro ruas da região; seguida por uma oficina de montagem de lampiões com a participação de Executivos da Volkswagen e 15 pescadoras associadas à Colônia dos Pescadores Z-17 “Orlando Feliciano”, que receberam um lampião cada, em 15 de dezembro de 2021; e a segunda etapa nos dias 18 e 19 de junho de 2022, com a instalação de 38 postes em seis ruas da região. É importante ressaltar que, como o projeto inicialmente previa somente postes, foi feita uma conversão de 2 lampiões para cada poste ao calcular as soluções utilizadas na oficina de dezembro.


Superando as expectativas previstas inicialmente, foram instalados 83 postes e entregues 15 lampiões, impactando diretamente mais de 250 famílias de 9 ruas dos bairros Capivari, Curucutu e Tatetos. Também foram formados 13 embaixadores, que estão responsáveis por manter o trabalho do Litro de Luz na região. São pessoas extremamente engajadas, que desde o início do projeto têm sido verdadeiros agentes de transformação. Sem o apoio destas embaixadoras e embaixadores, não teria sido possível a atuação do Litro de Luz no território.