Dia Internacional da Luz e a experiência como voluntário no Litro de Luz


Redação: Nelson Toru Uematsu



Neste Dia Internacional da Luz gostaria de ressaltar a importância que a luz representa em nosso planeta, no nosso dia a dia e a relevância do Litro de Luz, do qual sou voluntário desde 2015, e quero manifestar com muita alegria e orgulho, a experiência que é fazer parte desse time.


Atuo na área de Operações-Nacional e faço parte do processo de compra, controle de estoque e supervisão da produção, testes de controle de qualidade, apoio a outras células e no desenvolvimento de melhorias. Posso dizer que o ponto culminante é, sem dúvida, a participação nas ações, quer seja nas comunidades urbanas das grandes cidades, mas também nos mais longínquos pontos deste imenso Brasil, principalmente as comunidades ribeirinhas, indígenas e rurais. São nesses momentos que você tem a oportunidade de conviver com os moradores e conhecer a realidade de vida dos mesmos. São pessoas simples, mas de uma riqueza e grandeza na alma! É um momento único, pois a cada solução entregue você recebe aquele olhar generoso, cheio de brilho e esperança por um futuro melhor. Aquele sorriso e abraço apertado, o agradecimento, onde saímos totalmente felizes e energizados com a certeza de termos feito algo realmente útil. É uma sensação indescritível!


Além disso, considero a experiência no Litro um aprendizado contínuo, pois neste período tive a oportunidade de conhecer os demais voluntários, aliás, a maioria mais jovem que eu, e que tem o mesmo propósito de fazer o bem. A convivência no dia a dia com eles têm me ajudado a entender melhor o mundo de hoje, ouvir as suas conversas e até mesmo aprender a manipular as diversas ferramentas de comunicação. Posso dizer que sinto a vida e rejuvenesci. Gratidão eterna!


Por fim, gostaria também de ressaltar que o Dia Internacional da Luz está conectado à própria origem da vida através da energia do sol. Todos os seus impactos e a importância que a luz possui na ciência, engenharia, medicina, na cultura, na arte, na educação e no desenvolvimento sustentável, assim como em muitas outras áreas.


O Litro de Luz contínua no trabalho incessante pela igualdade de condições e na luta pelo amplo acesso à iluminação.