Saiba como o time jurídico do Litro de Luz atua

Redação do Litro


A graduação em direito e o exercício da advocacia podem ser utilizados de muitas formas para ajudar ao próximo. Estudantes de direito e advogados, por exemplo, podem unir desenvolvimento profissional, propósito e impacto social fazendo trabalho voluntário para uma ONG, como é o caso do time jurídico do Litro de Luz.


Composto 100% por advogados e estudantes de direito voluntários, o time jurídico auxilia o Litro de Luz com a elaboração e revisão de contratos de parceria, analisando comunidades com potencial de atuação do Litro de Luz para verificar eventuais situações de risco. Além disso, a área jurídica é responsável por fazer a gestão do registro e uso da marca da ONG, realiza a Assembleia Geral Ordinária para eleição dos membros da diretoria e aprovação das contas. O jurídico também é responsável pela elaboração do código de ética e do canal ético do Litro, e ajudam a sanar e orientar sobre quaisquer outras dúvidas jurídicas que possam surgir. Todos os contratos assinados pelo Litro de Luz são avaliados pelo time jurídico antes da assinatura para garantir que atendam a todas as exigências legais necessárias e que não trazem qualquer tipo de risco ou ônus excessivo para a ONG.


Os voluntários do jurídico são os responsáveis por sugerir e negociar todas as cláusulas contratuais junto ao jurídico dos parceiros.



Ação em Kalunga - Comunidade Quilombola em Goiás


Além disso, a diretoria do Litro de Luz garante a participação na tomada de decisão de uma cadeira ao jurídico, o que faz com que riscos sejam evitados ou, pelo menos, mitigados, todas as vezes em que é necessário tomar alguma decisão difícil. Fica claro que a possibilidade de atuação é diversificada e possibilita aos voluntários experiências e contatos com diferentes áreas do direito. Por possuir essa característica, o trabalho voluntário do Litro para os estudantes de direito e advogados é capaz de oferecer uma experiência onde os interesses do voluntário e do Litro de Luz consigam estar muito alinhados.


O Litro de Luz ganha em profissionalismo, maior governança e proteção jurídica e os estudantes de direito e advogados ganham em experiência e desenvolvimento profissional, além da satisfação pessoal de doar tempo e conhecimento para ajudar às comunidades que não têm acesso adequado à iluminação, seja indiretamente, com o trabalho da rotina da área, ou diretamente, participando das ações do Litro.