IMPRENSA

A Rede Tiradentes de Rádio e Televisão, da Amazônia, exibiu matéria sobre a Feira e Simpósio Energia & Comunidades, que aconteceu na última semana de março em Manaus.

March 27, 2019

 Projeto Internacional Litro de Luz leva energia alternativa de forma mais acessível às comunidades do Interior da Amazônia

Solar power in a bottle brings light to remote communities in Brazil

March 15, 2019

Renewable technology is bringing light into the lives of Kalunga people, descendants of slaves living in remote communities in Brazil. Now, solar powered lamps made from recycled bottles are extending their evenings.

ONG leva iluminação alternativa para Comunidade Kalunga no interior de Goiás

March 09, 2019

A Litro de Luz acompanhou uma das maiores áreas quilombolas do Brasil, a comunidade Kalunga, na Chapada dos Veadeiros, a 400 km de Goiânia. A instituição instalou 220 lampiões e 10 postes de energia solar sustentável em 2018 e impactou a vida de 800 pessoas.

Em parceria com a AES Tietê, soluções solares foram instaladas em comunidades sem acesso adequado à energia elétrica.

April 01, 2019

A organização Litro de Luz, em parceria com a AES Tietê, ajudou 250 moradores das comunidades Gurunga e Tabocas, na região de Caetité e Igaporã, a terem acesso adequado à energia. A ação de instalação de postes e lampiões sustentáveis  - 70 no total -  que funcionam por meio de energia solar  aconteceu entre os dias 23 e 24 de março.

Organização “Litros de Luz” leva energia para comunidades isoladas do Alto Sertão

April 01, 2019

A organização Litro de Luz, em parceria com a AES Tietê, ajudou 250 moradores de das comunidades Gurunga e Tabocas, na região de Caetité e Igaporã, a terem acesso adequado à energia. A ação de instalação de postes e lampiões sustentáveis  – 70 no total –  que funcionam por meio de energia solar  aconteceu entre os dias 23 e 24 de março.

Litro de Luz Brasil beneficia 250 pessoas em ação no Alto Sertão da Bahia

April 02, 2019

A organização Litro de Luz, em parceria com a AES Tietê, ajudou 250 moradores de das comunidades Gurunga e Tabocas, na região de Caetité e Igaporã, a terem acesso adequado à energia. A ação de instalação de postes e lampiões sustentáveis  – 70 no total –  que funcionam por meio de energia solar  aconteceu entre os dias 23 e 24 de março.

Litro de Luz e AES Tietê iluminam áreas da BA

March 20, 2019

O Litro de Luz se uniu em parceria com a AES Tietê para iluminarem juntas duas comunidades da região de Caetité e Igaporã, no interior da Bahia. As cidades se localizam próximas da planta de energia eólica da geradora, em uma região conhecida como Complexo Eólico Alto Sertão II.

Caetité: Litro de Luz Brasil e AES Tietê se unem para iluminar comunidades da Bahia

March 19, 2019

O Litro de Luz se uniu em parceria com a AES Tietê para iluminarem juntas duas comunidades da região de Caetité e Igaporã, no interior da Bahia. As cidades se localizam próximas da planta de energia eólica da empresa, em uma região conhecida como Complexo Eólico Alto Sertão II. A ação acontecerá nos dias 23 e 24 de março.

Litro de Luz, una luz en la oscuridad

February 13, 2019

On/Off. Antes y después. De la oscuridad a la luz. El momento más emocionante fue cuando, por fin, se encendió la primera farola. El instante en el que la vida de la comunidad de Boulevard da Paz, uno de los muchos suburbios de la inmensa periferia de São Paulo (Brasil), no volvió a ser la misma.

Projeto Litro de Luz leva energia para 2 mil famílias no Amazonas

February 04, 2019

Os postes e lampiões que funcionam por energia solar já beneficiaram aproximadamente 2 mil famílias em 63 comunidades ribeirinhas do Amazonas, desde as primeiras instalações das fontes sustentáveis de iluminação pela Amazônia desde 2015.

Projeto Litro de Luz leva energia para 2 mil famílias no Amazonas

February 03, 2019

Sessenta e três comunidades ribeirinhas do Amazonas são beneficiadas com postes e lampiões que funcionam com energia solar

Em São Paulo, workshop gratuito ensina a confeccionar luminárias sustentáveis

February 24, 2019

A oficina é oferecida pela Litro de Luz, organização que leva luz até comunidades que não possuem acesso à energia elétrica.

Litro de Luz na agenda cultural da Folha de São Paulo

February 22, 2019

A organização internacional, que leva luz até comunidades que não possuem acesso à energia elétrica, oferece uma oficina de luminárias. A tecnologia empregada é simples e econômica, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas de LED.

ONG leva luz a quilombo no coração do Brasil

February 06, 2019

O quilombo Kalunga, em São Domingos, fica no meio do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Até hoje a rede de eletricidade ainda não chegou por lá. Ao anoitecer tudo para e só volta a funcionar com o raiar do sol. Agora, com as lâmpadas solares da ong Litro de Luz, essa realidade começa a ser transformada. Veja no vídeo. 

Litro de Luz Brasil leva iluminação para 211 famílias na Paraíba

February 14, 2019

Ao todo, 211 famílias e cerca de 1000 pessoas foram impactadas com as soluções sustentáveis instaladas pelo projeto em locais que não tinha acesso adequado à energia elétrica. As comunidades beneficiadas foram Vila do Amanhecer, Assentamento Tambaba, Aldeia Tabajaras, Ilha dos Pescadores e Quilombo Mituaçu, que receberam 213 soluções que funcionam por meio de energia solar: 109 postes, 80 lampiões e 24 iluminações internas.

Comunidades na Paraíba ganham iluminação solar

February 20, 2019

O Litro de Luz Brasil, em parceria com os colaboradores da Salesforce da França, empresa que cria softwares onlines sob demanda, levou iluminação para cinco comunidades da região de Conde, na Paraíba, no início de fevereiro.

Projeto de uma associação mudou a rotina e a vida dos moradores do Assentamento Tambaba

February 20, 2019

A ação na Paraíba, que contou com a colaboração de voluntários franceses, ganhou repercurssão em jornais televisivos e portais de notícias.

Conheça a o projeto “Litro de Luz” que leva iluminação para locais sem energia

January 29, 2019

Imagine uma comunidade no meio do sertão desprovida de qualquer tipo de abastecimento de energia. E de repente, um poste de luz totalmente autônomo da rede começa a iluminar este local numa noite.

Essa é a ideia do projeto “Litro de Luz”, que desenvolveu um poste e um lampião de luz, abastecidos a partir de energia solar e todo criado a partir de canos de PVC, lâmpadas LED e garrafas PET.

A organização precisa medir os seus impactos sociais

January 15, 2019

Suponha uma organização do terceiro setor, com um projeto social iniciado em 2015. Esse projeto já atendeu a 50 comunidades em situação de vulnerabilidade pelo Brasil afora. Está baseado em uma (premiada!) tecnologia social. Tem conseguido realizar parceria com empresas privadas em algumas de suas ações nas comunidades, e também atraído vários voluntários. A equipe da organização considera que a maior conquista foi a efetiva melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nesses locais, de uma pobreza sem igual. Já os moradores dessas comunidades dizem que as pessoas da organização são como “anjos vindos do céu”.

Litro de Luz Brasil encerra 2018 com mais de 10 mil beneficiados e mais de 1.800 soluções instaladas

January 01, 2019

O Litro de Luz Brasil, organização que já impactou diretamente a vida de mais de 10 mil pessoas desde 2014, encerrou o ano de 2018 com 75 comunidades iluminadas nas cinco regiões do país. Ao longo do ano, 1.050 postes e lampiões foram instalados em conjunto pelos voluntários da associação e pelos moradores, que, empoderados, aprendem o processo da montagem à manutenção das peças.

Brazil: Bringing light to the Kalunga

January 01, 2020

The Kalunga live in remote settlements in the Chapada dos Veadeiros National Park in Brazil. These people of African origin whose ancestors were slaves still live in poverty, usually off-grid. The NGO Litro de Luz is introducing them to solar power.

Comunidades ribeirinhas recebem iluminação sustentável no Amazonas

December 12, 2018

Mais de 50 comunidades de Carauari, no interior do Amazonas, receberam 600 lampiões solares que iluminaram a região com energia sustentável, impactando a vida de 3.000 ribeirinhos. Até a ação realizada em conjunto com os moradores, a área não possuía sistema limpo alternativo e sustentável, o que gerava uma situação de insegurança e pobreza energética.

Comunidades ribeirinhas recebem iluminação sustentável no Amazonas

December 12, 2018

Mais de 50 comunidades de Carauari, no interior do Amazonas, receberam 600 lampiões solares que iluminaram a região com energia sustentável, impactando a vida de 3.000 ribeirinhos. Até a ação realizada em conjunto com os moradores, a área não possuía sistema limpo alternativo e sustentável, o que gerava uma situação de insegurança e pobreza energética.

Comunidades ribeirinhas recebem iluminação sustentável no Amazonas

December 12, 2018

Mais de 50 comunidades de Carauri, no interior do Amazonas, receberam 600 lampiões solares que iluminaram a região com energia sustentável, impactando a vida de 3.000 ribeirinhos. Até a ação realizada em conjunto com moradores, a área não possuía sistema limpo alternativo e sustentável, o que gerava uma situação de insegurança e pobreza energética.

Comunidade carioca recebe postes de luz movidos a energia solar.

December 26, 2018

A comunidade Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, está com mais iluminação, graças a uma parceria com a Brookfield Energia Renovável com a ONG Litro de Luz. Eles instalaram 20 postes movidos a energia solar nas ruas.

Em parceria com a Brookfield Energia Renovável, o Litro de Luz instalou 20 postes movidos à energia solar na comunidade Jardim Gramacho.

December 20, 2018

O trabalho foi feito por uma equipe de 43 pessoas: 21 voluntários do Litro de Luz de Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, 7 voluntários convidados e 15 moradores de Jardim Gramacho, que participaram do processo aprendendo a montar, instalar e dar manutenção nos postes.

Comunidade no RJ recebe postes de luz movidos a energia solar

December 20, 2018

Em parceria com a Brookfield Energia Renovável, o Litro de Luz instalou 20 postes movidos à energia solar na comunidade Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), antigo maior lixão da América Latina. Os postes, instalados no último domingo (16), são feitos de canos PVC, garrafas PET, painéis solares e lâmpadas LED.

Jardim Gramacho ganha postes movidos a energia solar

December 20, 2018

RIO- A comunidade Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, está mais iluminada. Em parceria com a Brookfield Energia Renovável, a ONG Litro de Luz instalou 20 postes movidos a energia solar nas ruas. As estruturas são feitas de canos PVC, garrafas PET, painéis solares e lâmpadas de LED.

Litro de Luz, por meio de um recurso recebido via edital da instituição BrazilFoundation, alcançará e iluminará a comunidade ribeirinha de Nova Aliança

December 05, 2018

Nova Aliança é uma comunidade-sede que dispõe de uma escola e um posto de saúde que atendem seus moradores e os das demais comunidades vizinhas. Atualmente possui 19 famílias e, por não fazer parte de um sistema de rede elétrica, a comunidade tem apenas um gerador a diesel que funciona das 18h às 21h.

Litro de Luz iluminará mais uma comunidade ribeirinha na Amazônia

December 05, 2018

A célula de Manaus da ONG Litro de Luz, por meio de um recurso recebido via edital da instituição BrazilFoundation, alcançará e iluminará a comunidade ribeirinha de Nova Aliança, próxima ao município de Novo Airão, na região metropolitana de Manaus.

Nova Aliança, localizada próximo ao município de Novo Airão, receberá as soluções do Litro de Luz neste final de ano

December 05, 2018

A ação acontecerá de 7 a 9 dezembro e cerca de 20 voluntários irão construir junto com a comunidade 10 postes e 19 lampiões, que impactarão diretamente na rotina de agricultura e qualidade de vida dos moradores, resolvendo o problema  do curto período de acesso a iluminação que possuem.

Litro de Luz iluminará mais uma comunidade ribeirinha da Amazônia

December 05, 2018

A célula de Manaus do Litro de Luz, por meio de um recurso recebido via edital da instituição BrazilFoundation, alcançará e iluminará a comunidade ribeirinha de Nova Aliança, próxima ao município de Novo Airão, na região metropolitana de Manaus. A organização não-governamental Justiça & Misericórdia Amazon (JMA) – parceira da ação anterior – também irá possibilitar a realização colaborando com o suporte na logística.

ONG beneficia comunidades isoladas com energia via projeto inovador

December 07, 2018

A Organização Não Governamental (ONG) Litro de Luz Brasil chegará à cidade ribeirinha de Nova Aliança, localizada próximo ao município de Novo Airão (com duração de 8 horas em viagem de barco), neste sábado (8), para a realização do projeto, que leva o mesmo nome da entidade, com proposta de beneficiar a comunidade com iluminação, por meio de energia solar.

Nossa Entidade: Litro de Luz

November 23, 2018

O programa Nossa Entidade recebe os convidados Rodrigo Eidy, vice-presidente Litro de Luz, Pamela Lopes, diretora de marketing voluntária e Marcio Batista Lourenço, voluntário, para uma conversa sobre a associação Litro de Luz. Apresentação: Carla Francisco.

Ação levará energia solar ao Parque dos Eucaliptos, em Sorocaba

October 26, 2018

Numa parceria entre a Litro de Luz e a CPFL Piratininga, o Condomínio Residencial Parque dos Eucaliptos, na região do Wanel Ville, receberá 33 postes de luz solar, beneficiando 496 famílias. Essa é a primeira ação da Litro de Luz — empresa que desde 2014 desenvolve soluções ecológicas e economicamente sustentáveis para combater a falta de iluminação nas cinco regiões do País — no interior do estado de São Paulo. Para isso, o investimento da concessionária será de R$ 535 mil.

Organização leva luz a comunidade quilombola no Entorno do DF

October 08, 2018

É com sustentabilidade e empoderamento da comunidade que a organização Litro de Luz leva iluminação a localidade onde a escuridão é uma velha amiga. A iniciativa já beneficiou populações carentes nos quatro cantos do país, de quilombos a comunidades ribeirinhas na Amazônia. Agora, é a vez de iluminar a comunidade Kalunga de São Domingos, no Goiás. A ação, programada para acontecer entre os dias 15 e 21 de outubro, levará 180 lampiões e 10 postes de iluminação solar sustentável à comunidade.

Comunidade no Campo Limpo ganha 20 postes alimentados por energia solar

September 01, 2018

Um projeto realizado pela Eletropaulo em conjunto com a instituição Litro de Luz desenvolveu uma ótima alternativa nesse sentido. A iniciativa irá instalar 20 postes feitos usando garrafas PET reutilizadas, painéis solares, bateriais, LED e canos de PVC na comunidade Boulevard da Paz, localizada no Campo Limpo, em São Paulo.

Comunidade recebe postes de iluminação feitos com garrafas PET

September 03, 2018

A comunidade Boulevard da Paz, no Campo Limpo, zona sul, ganhou no fim de semana 20 postes de iluminação fabricados a partir de garrafas PET recicladas.

Os equipamentos foram instalados pela Eletropaulo em parceria com a ONG Litro de Luz, que desenvolve iniciativas sustentáveis para combater a falta de iluminação.

Ação de voluntários instala 25 postes alimentados com energia solar em comunidade de Palhoça

July 10, 2018

Uma ação de voluntários instalou 25 postes de iluminação alimentados por energia solar na comunidade indígena de Itanhaém, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O projeto é de uma Organização Não Governamental (ONG). A operação, realizada no domingo (8), envolveu pessoas da própria comunidade, que ajudaram na colocação dos postes.

Famílias de Morro do Chapéu recebem lampiões movidos à energia solar

May 05, 2018

Projeto vai beneficiar comunidades que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul, que passarão a ter acesso à iluminação

Litro de Luz ilumina 90 famílias na Bahia

May 06, 2018

O Litro de Luz, organização que já impactou diretamente mais de mil pessoas, iluminou, por meio de energia solar, o município de Morro do Chapéu, localizado a cerca de 400km de Salvador, na Bahia. Foram beneficiadas 90 famílias que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul, que agora possuem acesso à iluminação por meio de fontes de energia limpa e renovável.

Famílias de Morro do Chapéu recebem lampiões movidos à energia solar!

May 04, 2018

“Quando me convidaram para ir a Morro do Chapéu eu aceitei na hora. É um sonho poder iluminar uma comunidade da mesma maneira que um dia iluminaram a minha”. A frase, carregada de emoção, é de Luis Conrado, 59 anos, um dos 20 voluntários do projeto Litro de Luz que desembarcaram na Bahia no dia 26 de abril, com a missão de ajudar a iluminar, por meio da energia do sol, as casas de 90 famílias do município baiano de Morro do Chapéu (localizado a 400 km de Salvador, na Chapada Diamantina).

Litro de luz chega a Bahia para iluminar 90 casas de famílias carentes

April 26, 2018

O Litro de Luz se prepara para iluminar, por meio de energia solar, o município de Morro do Chapéu, localizado a cerca de 400km de Salvador. 90 famílias que vivem próximas ao Parque Eólico Morro do Chapéu Sul serão beneficiadas com acesso à iluminação por meio de fontes de energia limpa e renovável.

Morro do Chapéu: Projeto Litro de Luz ensina Comunidades a produzirem lampiões movidos à energia solar

May 04, 2018

O projeto Litro de Luz, de uma organização não-governamental (ONG) internacional Litro de Luz, já impactou mais de 6 mil pessoas no Brasil ao levar luz até moradores de comunidades locais que não possuem acesso à energia elétrica. 

Budweiser leva luz a comunidade carente em ação durante a Copa

July 04, 2018

A Budweiser, patrocinadora da Copa do Mundo da Rússia, decidiu fazer uma ação inédita que vai levar luz elétrica a uma comunidade carente nos arredores de Florianópolis durante a disputa do torneio. Toda energia e vibração captadas nos Bud Basements, galpões montados pela marca para reunir torcedores, das três capitais da região Sul do país (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) serão convertidos simbolicamente em energia elétrica para a comunidade Aldeia Itanhaém.

Energia produzida pela torcida na Copa da Rússia ajuda a iluminar comunidade indígena

July 04, 2018

Em uma ação inédita no mundo inteiro, a marca global de cervejas Budweiser, patrocinadora oficial da Copa do Mundo, vai transformar simbolicamente a energia da torcida em luz para iluminar a comunidade de Itanhaém, na Grande Florianópolis, em parceria com o Litro de Luz, organização que já impactou a vida de mais de 7 mil pessoas.

COMUNIDADE DE TIJUCA/SC RECEBE 25 POSTES DE ENERGIA SOLAR

July 12, 2018

Uma ação de voluntários instalou 25 postes de iluminação alimentados por energia solar na comunidade indígena de Itanhaém, em Tijuca/SC. A operação, realizada no domingo (8), envolveu pessoas da própria comunidade, que ajudaram na colocação dos postes. A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que deve receber ainda esta semana um relatório da ONG sobre as atividades realizadas no domingo. A fundação Nacional do Índio, informou que deve receber igualmente esta semana um relatório da ONG sobre as atividades realizadas.