Em 2024 mais de 3,4 mil pessoas foram impactados
- Thiago Herminio
- 6 de out.
- 3 min de leitura
Redação: Thiago Herminio

O Litro de Luz Brasil seguiu iluminando caminhos e transformando realidades. De acordo com o Relatório de Impacto divulgado pela organização, 3.461 novas pessoas foram impactadas por soluções de iluminação sustentável durante o ano, um aumento de 13% em relação a 2023. Além disso, mais de 7,5 mil pessoas continuam sendo beneficiadas por projetos anteriores que permanecem em funcionamento.
O documento, baseado em 298 questionários aplicados em comunidades atendidas (com margem de erro de 10% e 90% de confiança), revela que a atuação da organização atingiu 25 novas comunidades, incluindo 20 aldeias indígenas no Baixo Xingu (MT), marcando a primeira vez que o projeto atuou em locais onde a maioria da população não fala português.
Perfil das comunidades: desigualdade energética e busca por dignidade
Apesar de apenas 2% dos entrevistados declararem não ter nenhum acesso à energia elétrica, 61% dependem de conexões irregulares – o que evidencia a precariedade do serviço. A falta de iluminação pública também é crítica: 40% dos moradores só têm luz na frente de casa quando instalam lâmpadas por conta própria.
Não à toa, 79% avaliam a iluminação de sua comunidade como “ruim” ou “muito ruim”. A pobreza energética se reflete ainda no perfil socioeconômico: mais da metade dos respondentes vive com até um salário mínimo por mês, e 85% sobrevivem com até dois salários mínimos.

Segurança e qualidade de vida: a luz como transformadora
A ausência de iluminação adequada limita a circulação noturna e aumenta os riscos de acidentes e violência. Segundo o relatório, 68% dos moradores relatam sentir-se em risco ao se locomover à noite. Com a instalação das luzes, há relatos de maior sensação de segurança, possibilidade de deslocamento para trabalho ou estudo, e aumento da interação social após o anoitecer.
“As pessoas saem mais. É bom ser de placa solar, sem fiação é bem mais seguro”, destacou um dos moradores ouvidos.
Alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) aplicáveis ao Brasil, avaliamos o impacto e as atividades do Litro de Luz principalmente pela ótica de quatro destes ODS:
Energia Acessível e Limpa
Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos.
7.1 Até 2030, assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia
7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energística global
10. Redução das Desigualdades
Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
10.2 Até 2030, empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
11.3 Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países
Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
5.5 Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública
Metodologia e sustentabilidade: “Nosso Jeito”
A organização utiliza uma metodologia própria, batizada de “Nosso Jeito”, que combina capacitação comunitária, uso de materiais acessíveis (como garrafas PET, placas solares e LEDs) e engajamento local. Em 2024, 77 novos embaixadores foram formados para dar continuidade aos projetos.
“Cada resultado aqui apresentado é fruto do empenho coletivo de pessoas que acreditam no poder de pequenas soluções para grandes transformações”, afirma o relatório.
Depoimentos reforçam o impacto simbólico e material
Moradores destacaram não apenas a melhoria prática, mas também a esperança e o fortalecimento dos laços comunitários:
“Foi algo marcante. Novas amizades e novos conhecimentos.”
“Isso muda a vida das pessoas.”
“A iluminação vai ajudar a termos mais momentos juntos.”
O Coordenador de Desenvolvimento Social, Talyson Sousa, do Litro de Luz Brasil destaca a importância do relatório: "Este relatório evidencia que a energia que proporcionamos vai muito além da iluminação; ela ilumina novas possibilidades de desenvolvimento, fortalece comunidades e conecta pessoas a um futuro mais justo. Os números apresentados refletem a dedicação da nossa equipe e dos parceiros, provando que juntos podemos transformar realidades com soluções simples e acessíveis. Mais do que um motivo de orgulho, os resultados reforçam nossa responsabilidade de continuar ampliando o impacto, reduzindo desigualdades e abrindo caminhos para o futuro."
Mais que luz, pertencimento
O Litro de Luz Brasil encerrou o ano de 2024 reafirmando seu compromisso com um modelo de atuação baseado em escuta, respeito e sustentabilidade. A organização não leva apenas luz, mas presença, possibilidade e pertencimento. Iluminando o Brasil, uma garrafa de cada vez.
O relatório completo está disponível para consulta no site do Litro de Luz Brasil.




Comentários