17.png

SOBRE NÓS

O filipino Illac Diaz, criador da My Shelter Foundation - que promove projetos sustentáveis de baixo-custo - viu na solução criada por Alfredo Moser (mecânico brasileiro que em 2002 instalou a sua lâmpada artesanal em seu telhado durante um apagão), a oportunidade de ajudar famílias carentes em seu país, criando projeto "Um Litro de Luz", em 2012.

Origem e presença no Brasil

2001

Hoje

Hoje o Litro é uma organização presente em mais de 15 países. Aprendemos com o movimento global e expandimos nossos olhares e atuação para as 5 regiões do país, com cerca de 200 voluntários em atividade, inclusive na gestão da organização, além dos funcionários contratados.

alfredo_moser2.png

Em 2001, durante a crise energética que aconteceu no país, o brasileiro Alfredo Moser criou uma solução muito simples de iluminação a base de garrafa pet. Essa solução ficou conhecida como lâmpada de Moser e acabou inspirando o filipino Illac Diaz a fundar o movimento Litro de Luz.

illac.png

Em 2014, o Litro surgiu no Brasil como organização e desde então já impactou diretamente a vida de mais de 17 mil brasileiros, por meio de 3 mil soluções, alcançando mais de 120 comunidades em todo o Brasil.

2014

Nossa Missão

Melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis de iluminação e empoderar agentes de transformação.

Nossa Visão

Ter um país onde o acesso à iluminação supere as barreiras socioeconômicas e geográficas.

Nossos Valores

Comprometimento, Sustentabilidade, Profissionalismo, Confiança, Empatia.

Metodologia de Desenvolvimento social

engajamento-comunitario-litro-de-luz.png

Engajamento comunitário

Promovemos o engajamento comunitário por meio das nossas soluções de iluminação, envolvendo a comunidade meses antes da instalação. Durante a ação, são os moradores que montam as soluções, interagindo diretamente com os voluntários. Os manuais são somente com figuras, acessíveis inclusive para pessoas que não foram alfabetizadas.

rede-embaixadores-litro-de-luz.png

Rede de Embaixadores

É a principal ferramenta de engajamento comunitário, composta por moradores com potencial de liderança, que são capacitados para representar o Litro de Luz na comunidade e no Brasil. Encorajamos mulheres para que ocupem esses espaços, promovendo o empoderamento, que vem da própria comunidade.

ods-7
ods-7

press to zoom
ods-10
ods-10

press to zoom
ods-11
ods-11

press to zoom
ods-7
ods-7

press to zoom
1/3

Energia acessível e limpa

Acreditamos também que é possível que essas populações recebam tanto a iluminação pública quanto o acesso à rede elétrica adequada, por isso nos consideramos uma organização intermediária e estamos trabalhando para ajudar as comunidades de modo que eventualmente o Litro de Luz não seja mais necessário no território.

Reconhecimentos

Reconhecimento

A atuação da organização levou a um grande reconhecimento, sendo distinguida pela ONU com foco em iluminação solar e redução de emissão de carbono.

Visibilidade

O Litro de Luz também já apareceu em diversos veículos de comunicação, incluindo programas como o Fantástico e o Calderão do Huck. Hoje acumulamos 205 milhões de visualizações através desses meios e também nas nossas redes sociais.

Prêmios

Também recebemos prêmios, como o Zayed Future Energy Prize, considerado o prêmio Nobel da energia; o St Andrews Prize, que viabilizou nossa primeira ida para a Amazônia; e o prêmio de tecnologia social da Fundação Banco do Brasil pelo poste solar e pela metodologia de desenvolvimento comunitário.

premio-tecnologia-social-bb.png
premio-zayed-future-energy-prize.png
st-andrews-prize.png

Diretoria