Consumo consciente: dicas e segurança


Redação: Litro de Luz



O consumo consciente é essencial para um desenvolvimento sustentável. Pensando nisso, o Litro de Luz separou algumas dicas para ter um consumo de energia mais consciente e seguro. Confira o que você pode ou não fazer!


O que não fazer?


1- Não conecte muitos equipamentos em uma só tomada!

Tome cuidado! Isso pode gerar uma sobrecarga, queimar seus equipamentos e até mesmo causar um incêndio!


2- Cuidado com o gato!

Além de ilegal, pode causar acidentes sérios e a energia que você não paga, outras pessoas estão pagando.


3- Não misture eletricidade e água! Cuidado ao usar equipamentos elétricos no banheiro, como secadores e chapinhas, ou na pia da cozinha, pois você pode levar um choque e até causar um curto-circuito.


4- Nunca deixe fios desencapados! Isso pode dar choque e colocar em risco a vida de sua família e dos seus bichinhos de estimação.


5- Evite o uso de eletrodomésticos durante tempestades! Deixe ligados apenas os aparelhos necessários.



O que fazer?


1- Desligue os aparelhos da tomada quando faltar energia elétrica! Isso diminui o risco de danos quando a energia voltar.


2- Fique atento/a aos sinais! Se os disjuntores desarmam com frequência, a luz fica piscando ou mais fraca quando você liga outro equipamento, pode ser sinal de sobrecarga nas instalações elétricas, podendo causar curto-circuito.


3- Siga sempre as instruções do fabricante do equipamento! Nunca improvise extensões nem emendas dos fios de ferramentas elétricas.


4- Consulte um eletricista antes de mexer na rede elétrica! O eletricista é o profissional mais qualificado para verificar qualquer problema em sua rede elétrica.


5- Desligue o disjuntor caso vá realizar algum reparo! Para fazer qualquer conserto elétrico, como trocar uma tomada, lâmpada ou chuveiro, desligue o disjuntor no quadro de distribuição da casa. Se não souber qual disjuntor interrompe a energia daquele circuito específico, desligue o geral.


6- Em caso de fogo de curto-circuito, utilize um extintor de Pó Químico! Não apague fogo de curto-circuito com água! Você pode levar um choque! Desligue o disjuntor geral imediatamente e uilize um extintor de Pó Químico (Tipo C) caso tenha algum ao seu alcance.


Mas atenção: Equipamentos mais antigos, como geladeira, tanquinho, TV em tubo, podem ser ineficientes e consumir mais energia!


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco através do nosso Instagram. Será um prazer falar com você! :)