top of page

O impacto do Litro de Luz na vida de muitos brasileiros – Uma aposta na continuidade


Redação: Litro de Luz



Os impactos causados nas vidas das pessoas beneficiárias dos projetos do Litro de Luz estão no centro de qualquer decisão e ação que realizamos. Esses impactos podem ser percebidos de forma direta – como a iluminação trazidas pelas soluções solares, mas indiretamente também afeta positivamente outras áreas da vida, como segurança ao andar pela comunidade; saúde ao substituir fontes tóxicas de iluminação (queima de combustível) por fontes limpas; movimentação comunitária ao incentivar a coletividade; redução de despesas com combustível, pilhas e velas:



“Meu lampião tem a mesma idade da minha filha. Se eu não tivesse o lampião, estaria gastando dinheiro com pilha para lanterna. Ele é com energia solar e foi doado, então não gastamos pra receber ele. A gente não fica gastando um dinheiro que nem tem”, como disse uma comunitária da região de Carauari - AM.



Ao longo dos seus 10 anos de existência, o Litro de Luz Brasil impactou mais de 25 mil pessoas com soluções de iluminação. Uma década trabalhando para ajudar a reduzir desigualdades sociais que limitam comunidades e comunitários em suas atividades e necessidades diárias, inclusive em suas demandas de autonomia local: “Vai ser muito bom não depender dos fios elétricos e queremos aprender a construir mais lampiões por conta própria. A gente já tem autonomia para construir mais lampiões” - Comunitária de Porungawa Dju, Peruíbe, SP.


Reconhecemos, entretanto, que as soluções de iluminação, como o poste e o lampião, são paliativas – defendemos fortemente o direito das comunidades urbanas e rurais e dos povos tradicionais ao acesso à energia elétrica de qualidade e que atenda a todas as suas necessidades, inclusive produtivas. Sendo assim, atualmente ainda impactamos a vida de cerca de 10 mil pessoas, tendo em vista que muitas comunidades atendidas ao longo do tempo felizmente já receberam regularização energética e que o tempo de vida útil das soluções hoje em dia é de aproximadamente 5 anos com melhoramento de tecnologia e processos.




O número de 10 mil pessoas continuamente impactadas é calculado através do acompanhamento do funcionamento das soluções, por meio da nossa Rede de Embaixadores. Isso significa cruzar os dados de soluções em funcionamento com o número de pessoas impactadas por solução em cada comunidade. Por exemplo, em uma comunidade chamada Beta foram instalados 30 postes em 2019, impactando 480 pessoas. Destes, hoje ainda funcionam 20 postes, impactando 320 pessoas. O primeiro número (480) determina quantas pessoas foram impactadas na comunidade Beta em 2019, enquanto o segundo (320) é referente ao impacto atual na mesma comunidade.


Este controle se faz essencial para análise de impacto a médio e longo prazo, a fim de maximizar o impacto em tempo e qualidade, ao mesmo tempo que incentivamos a comunidade a buscar pelo seu direito ao acesso à energia elétrica: “Percebemos que que faria mais sentido a maior parte dos postes ser instalada na esquinas com o objetivo de otimizar a iluminação, além de colocarmos em espaços que houvesse o maior trânsito de pessoas. Ouvimos em várias conversas sobre a insegurança de transitar, principalmente de manhã, para ir ao trabalho. Assim, mesmo que tenhamos atingido 305 pessoas diretamente, enxergo que tantas outras serão impactadas positivamente pois passam pelos lugares que agora estão iluminados” - Mariana Gauer, Transformadora Social.


O trabalho conjunto com aqueles e aquelas que diariamente são desafiados a vivências afetadas negativamente pela falta de iluminação faz com que os projetos do Litro de Luz Brasil sejam feitos para e pelas comunidades, colocando-as como protagonistas de sua própria história e construção. A energia elétrica é um direito fundamental, assegurado como serviço essencial pelo art.10, inciso I da Lei nº 7.783/1989, por se tratar de um bem imprescindível para a consecução de outros direitos, mas ainda lutamos para que as barreiras socioeconômicas e geográficas não impeçam que os desfavorecidos pelo sistema tenham uma vida plena e de qualidade.


Juntos, vamos iluminar o Brasil. Uma garrafa de cada vez 💙



Kommentare


bottom of page