Qual a sua relação com o escuro?

Atualizado: 27 de mai.

Redação do Litro


Medo é uma palavra bastante relacionada ao escuro. Se você está lendo esse texto, provavelmente essa preocupação ficou no passado, talvez lá na infância. Mas, tente resgatar as memórias, com certeza você vai lembrar de um momento em que a escuridão te deixou aflito. Geralmente a sensação que aparece nessas horas é impotência, um sentimento de lidar com o desconhecido sem saber o que está próximo ou não enxergar caminhos, o que costuma nos paralisar.


O estudo Tracking SDG 7: The Energy Progress Report (2021), realizado pela Agência Internacional de Energia (IEA), Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN DESA), Banco Mundial e Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que atualmente, 759 milhões de pessoas ainda não tem acesso à eletricidade no mundo.


Passar algumas horas no escuro já desagrada muita gente, imagina como é a realidade dessas pessoas, que vivem completamente sem iluminação? O Enzo fazia parte desse número antes de conhecer o Litro.


Quando a noite chegava, as dificuldades da vida em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, ganhavam mais força. Desenhar e estudar a luz de velas era comum e, extremamente perigoso já que, Enzo morava em uma casa de madeira - qualquer acidente poderia ser fatal. Outras atividades como jantar, depois deitar e esperar o sono no escuro traziam à tona não só as preocupações da infância - bruxas e monstros que poderiam se esconder embaixo na cama, mas também as da vida real: não enxergar algum animal que poderia entrar em casa e colocar em risco toda a família, por exemplo.


Realizada a ação na comunidade em que Enzo vivia, lembramos do impacto que o acesso à iluminação traz, sem contar em como a vida dele se transformou. Com o lampião do Litro de Luz, a vida ficou mais segura, o estudo mais tranquilo e até desenhar se tornou mais divertido.

As ações do Litro iluminam várias comunidades pelo Brasil e, ainda assim, são milhões de Enzos em todo o país que não sabem como enfrentar o medo do escuro sozinhos. Hoje, antes de dormir, pense por alguns minutos em como seria sua vida sem iluminação. O que seria diferente? O que você não conseguiria fazer? Qual medo se agravaria? E então tenha certeza que juntos podemos acender muitas luzes por todo o Brasil.