Litro de Luz Brasil: uma história escrita por mãos voluntárias


Redação: Camila Hammes



O voluntariado pode ser definido como “doar tempo e trabalho de maneira espontânea e sem remuneração para a comunidade, para projetos sociais, para programas assistenciais, para causas, para eventos e situações emergenciais” (Pesquisa Voluntariado no Brasil, 2021). Para além de qualquer conceito, o serviço voluntário é um alicerce fundamental de grande parte das organizações que atuam no terceiro setor ou com negócios sociais, e no Litro de Luz não é diferente.


A história do Litro de Luz Brasil é totalmente atravessada pela história das pessoas voluntárias que ajudaram a construir essa organização. Quando remontamos, por exemplo, ao primeiro contato com o fundador da “Liter of Light” para o início das atividades em nosso país, às primeiras ações, ou ainda à fundação de cada uma das seis células que hoje conduzem a atuação em todas as regiões do Brasil, tudo partiu de pequenos grupos de pessoas que movidas pela vontade de mudança dedicaram seu tempo, esforços e conhecimentos para realizar cada uma dessas iniciativas. Todas de forma voluntária.



Hoje, oito anos após a fundação do Litro de Luz Brasil, contamos com uma equipe de nove pessoas contratadas, responsáveis por gerir algumas das áreas de nossa estrutura organizacional. Entretanto, nossa atuação segue sendo possível somente devido às mais de 180 voluntárias e voluntários que se dedicam de forma contínua ao propósito de iluminar o país.


O papel das pessoas voluntárias é tão central em nossa organização, muito também pelo caráter desse serviço. Com uma dedicação média de 4 a 6 horas por semana por pessoa (em alguns casos muito mais), todos os processos realizados dentro do Litro de Luz - da captação de parcerias ao aprimoramento da tecnologia utilizada em nossas soluções, das transações financeiras ao relacionamento com as comunidades onde atuamos - passam pelas dedicadas mãos do nosso voluntariado. Apesar da importância dos voluntários nas ações de instalação das soluções solares, a chamada “ponta” do nosso trabalho, o que define a atividade voluntária de fato no Litro de Luz é majoritariamente a dedicação a longo prazo, o compromisso com a gestão, melhoria contínua e com o antes e depois das ações. Isso também é o que diferencia o trabalho de uma pessoa voluntária no Litro de Luz daquelas que atuam de forma pontual, em momentos e ações específicas.


Hoje a maior parte de nossos voluntários está alocada na equipe Nacional do Litro de Luz, responsável por atividades estratégicas do nosso trabalho. São quase 60 pessoas nessa equipe. Já nas células, que representam o Litro de Luz nas mais de 120 comunidades em que já atuamos, temos equipes em Brasília (cerca de 30 pessoas); São Paulo (cerca de 25 pessoas); Manaus (cerca de 23 pessoas); Campina Grande (cerca de 21 pessoas); Rio de Janeiro (cerca de 19 pessoas); e Florianópolis (cerca de 12 pessoas).



A cultura do voluntariado é tão forte em nossa organização, que também tornou-se um dos nossos modelos de negócio. As ações de voluntariado corporativo oferecem aos funcionários de empresas parceiras do Litro de Luz a possibilidade de participar de nossas atividades nas comunidades, montando as soluções de iluminação solar junto aos moradores e conectando-se com diferentes contextos e realidades. Desde 2016 foram centenas de voluntárias e voluntários participando das ações do Litro de Luz representando as empresas que ajudam em nossa missão de levar iluminação sustentável àqueles que mais precisam. Essa é uma troca fundamental pois ajuda, inclusive, a tornar o nosso propósito e impacto ainda mais palpável para as empresas que acreditam e investem em nosso trabalho.

Hoje, Dia do Voluntariado, não nos resta nada mais do que agradecer a cada uma dessas mãos que se dedicaram e seguem se dedicando a escrever a história do Litro de Luz Brasil. Que compartilham seus dias, noites, finais de semana e feriados, que devotam seu tempo, energia e foco, aprendem e ensinam, doam e constroem, que colocam o Litro de Luz como parte central de suas vidas… tudo pelo propósito que nos une a todos. Cada troca, sorriso, encontro e história de vida conta para chegarmos cada vez mais perto de alcançarmos o sonho de um Brasil mais igualitário e iluminado.